O INCRÍVEL FENÔMENO DA AUSÊNCIA DE CANDIDATOS NAS ENTREVISTAS

PorLucila Alberton

O INCRÍVEL FENÔMENO DA AUSÊNCIA DE CANDIDATOS NAS ENTREVISTAS

Este texto é fruto de muitos dias de questionamentos, reflexões, conversas e dúvidas sobre uma preocupação que assola os empresários, equipes de RH e pessoas que atuam como consultora de R&S, assim como eu.

Como todos sabemos, nosso país vem passando por uma severa crise econômica, o que culminou em um índice altíssimo de Desemprego, para ser mais exata, estamos perto de 28,5 Milhões de pessoas sem emprego formal. Mas este número, além de preocupante, nos trás à realidade um alto nível de pessoas que estão dentro deste número de desempregados, que de alguma forma ou por algum motivo, não estão à procura de emprego.

Meu questionamento aqui é: Quais razões levam as pessoas a se inscreverem às vagas divulgadas em sites e outras formas de comunicação, mas quando são contatadas para entrevistas, elas confirmam e simplesmente não comparecem?

Acredito que exista mil e um motivos, seja ele: um boicote, pois alguns empregadores querem super-homens/mulheres, mas em contra partida querem pagar um salário mínimo, ou talvez os candidatos estejam mais críticos ou conscientes e estejam escolhendo melhor o seu emprego. Existe ainda a opinião de que a culpa é do Seguro Desemprego, que ele  é uma bengala para as pessoas que não querem trabalhar.

Mas escrevo este texto, não para “apedrejar” alguém, ou para achar apenas uma resposta para tal questionamento. A reflexão que quero provocar é, onde fica a educação, a cortesia, preocupação com a imagem desses profissionais?

UM ALERTA! Pessoal, vocês que buscam oportunidades, lembrem-se que a sua imagem profissional é importantíssima para uma futura recolocação. Mesmo que você não esteja na busca atualmente, lembre-se, um dia  aquele mesmo recrutador que você deixou esperando pode estar trabalhando a sua vaga dos sonhos ou aquela vaga que vai lhe tirar do sufoco.

  • E você, que faltou entrevista e não avisou, qual foi a impressão que você deixou mesmo?
  • Para refletir: Que imagem você quer passar?

Sobre o autor

Lucila Alberton administrator

3 Comentários

Raquel SchneiderPublicado em3:29 pm - Out 4, 2019

Olá! Fico triste em ler este artigo, pois venho tentando candidaturas e dificilmente sou contatada. Acredito que o fato de muitas pessoas se candidatarem torna inviável ler todos os currículos e, com isso, infelizmente muitas pessoas que realmente querem trabalhar ficam de fora. O trabalho é uma forma de dignidade, de fazer parte de um projeto que auxilia no modo geral, que faz desenvolver para que todos tenham um lugar ao sol. É estar incluso na sociedade, é acordar cedo todos os dias e poder ver e conversar com pessoas, desenvolver atividades, aprender. Isso nos torna vivos! Desculpa o desabafo! E obrigada pela oportunidade de deixar uma resposta.
Grande abraço!
Raquel Schneider

Vinício Alcindo LangerPublicado em7:15 pm - Out 22, 2019

Olá
Eu sou o Vinício morador de canoas, tenho 48 anos com mais de dez anos de experiência como Supervisor de Manutenção no ramo industrial Metalúrgico e Petroquímico. Sou formado no curso Superior em Processos Gerencias e estou a sete messes em busca de uma nova recolocação. Qual será o fenômeno da ecasses de trabalho formal? As oportunidades as vezes aparecem, mas será que o empregador não aposta em pessoas acima de 40 anos? Será que ele acha que não vamos ser flexíveis com as políticas da empresa? Será devido o ultimo salário? Estou muito ciente de que temos que se adaptar com o novo senário econômico. Mas me parece que toda bagagem de experiência Profissional e na Gestão de Pessoas que adquirimos, não vale de nada diante de um Jovem cheio de idéias e expectativas para o futuro. Obrigado, gostaria de um retorno.

Juliana Maciel dos SantosPublicado em12:32 am - Mai 2, 2020

Olá! Muito bom este artigo. Eu não imaginava que tantos candidatos não comparecem as entrevistas. Estou em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, ainda não fui chamada para uma entrevista presencial. (com certeza irei, isso é muito importante para mim) só participei de entrevistas por vídeo chamada.

Deixar uma resposta