Avaliacao Psicossocial

Atendendo os requisitos da NR-20, NR-33 e NR-35

A segurança dos profissionais que trabalham no manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis , em ambientes confinados ou em alturas, conforme as diretrizes da NR-20, NR-33 e da NR-35, exige das empresas uma atenção especial, através também da Avaliação Psicossocial. Essa avaliação deve ser realizada por psicólogo habilitado nos processos de seleção e depois periodicamente, investigando as condições psicológicas do indivíduo. Assim, pode-se avaliar se o profissional contratado estará apto a trabalhar com segurança no manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis (NR20), em locais confinados (NR33) ou em altura (NR35), sem oferecer riscos a si mesmo ou aos colegas.

Através de testes psicológicos, questionário laboral e entrevista, são avaliados aspectos clínicos e laborais que estabelecem o perfil psicológico de cada profissional. É fundamental que a pessoa contratada esteja em condições psicológicas que permitam seu desempenho mesmo em um ambiente desfavorável, garantindo a manutenção do autocontrole diante de situações de risco.

A avaliação psicossocial é realizada por profissional habilitado ( psicólogos ou psiquiatras familiarizados com questões ocupacionais) e deve ser feita periodicamente, pois mesmo que o trabalhador seja contratado em condições adequadas de saúde física e mental, poderá apresentar ao longo do tempo, fatores estressores que comprometerá suas atividades laborais, sendo necessário que tal avaliação seja realizada dentro da periodicidade orientada no PCMSO da empresa.