Avaliação Psicológica

Avaliação Psicológica de Potencial Profissional:

O objetivo maior desta ferramenta é auxiliar  na tomada de decisão em contratações, troca de função ou planejamento de desenvolvimento de profissionais,  é o de conhecer o potencial do avaliado, suas  habilidades e  competências   e sua forma de atuação na prática profissional.

Através de entrevista, técnicas de simulação, dinâmicas  e testes psicológicos,  se   pode ter uma amostra representativa do comportamento das pessoas, obtendo-se assim um conjunto de habilidades e características do(s) candidato(s)  que se estendem   as situações de  trabalho.

Os testes psicológicos enfatizam as aptidões individuais.  Cada  cargo exige determinadas aptidões específicas de seu ocupante.   No trabalho será  mais  produtivo  e  realizado  um funcionário que execute atividades com as quais tenha aptidão e treinamento, do contrário esse trabalho será algo difícil e sofrido.

Várias aptidões podem ser medidas numa avaliação psicológica, tais como:

  • Capacidade de dominância e estilo de liderança,
  • Fluência verbal,  capacidade de atenção,
  • Aptidão para lidar com problemas lógicos, mecânicos e matemáticos,
  • Memória visual e auditiva,
  • Ritmo produtivo ao longo do dia,
  • Habilidade em organização e planejamento
  • Estabilidade emocional e de humor

E ainda, características de personalidade tais como: tolerância a frustrações, interesses, motivações, comportamentos predominantes.

Com a aplicação de uma bateria de testes psicológicos, uma  criteriosa  entrevista psicológica,  pode-se obter  um  Parecer Psicológico Profissional  detalhado do candidato, permitindo uma ampla visão e um prognóstico de como esse candidato se desenvolverá  no novo trabalho,   o que   poderá agregar ao cargo e a Organização, tendo-se assim mais recursos para uma tomada de decisão para uma contratação mais acertada.